As próteses ou implantes de panturrilha são utilizadas na cirurgia plástica de aumento das panturrilhas, sendo um procedimento cirúrgico para melhorar o formato e o volume das pernas. Muitas pessoas estão insatisfeitas com o aspecto de suas panturrilhas ao ponto de evitar usar roupas que deixem suas pernas à mostra. Em casos assim, muitas vezes os exercícios ou a academia não não suficientes para dar o volume necessário a estes músculos, os quais não apresentam boa resposta aos estímulos provenientes da musculação. A prótese de panturrilha é bem indicada em casos assim e também em outras situações, como em lesões nervosas, onde pode haver deteriorização muscular, ou em sequelas de trauma, onde pode se ter perdido tecido na panturrilha.
Algumas doenças que envolvem a perda muscular das panturrilhas são: sequela de poliomielite (paralisia infantil), pé torto congênito (pé equinovaro) e espinha bífida. Apesar de a causa da falta de músculo na panturrilha poder ser decorrente de doença, a maior procura nos consultórios médicos de cirurgia plástica é por pessoas que, apesar de possuirem hipotrofia muscular da panturrilha (pouco músculo), esse menor volume é simplesmente constitucional, sem doença causadora.
Para realçar a panturrilha ou dar mais volume às pernas, de um modo natural e atraente, realizamos a cirurgia plástica de prótese de panturrilha, num procedimento rápido e indolor.
Homens e mulheres normalmente procuram a cirurgia de prótese de silicone nas panturrilhas por motivos diferentes. Enquanto homens procuram apenas um maior volume e maior definição das panturrilhas, as mulheres comumente visam um equilíbrio anatômico entre o quadril e os membros inferiores.
Músculo da Panturrilha
De uma forma simplificada, podemos dizer que a dificuldade em se conseguir uma maior massa muscular na região da panturrilha está na relação entre o calcanhar, a fossa poplítea (parte de trás do joelho) e a inserção do músculo da panturrilha. Músculos com inserção alta ficam mais “esticados” e têm dificuldade em fazer uma “barriga” quando contraídos. Músculos com inserção baixa ficam menos “esticados” e conseguem fazer mais volume quando contraídos, porém apresentam um comprimento menor. Felizmente, a prótese de silicone consegue melhorar o aspecto de panturrilhas com os dois tipos de inserção muscular.
Quem tem Indicação de Cirurgia de implantes nas Panturrilhas?
Hipotrofia Natural das Panturrilhas
A cirurgia plástica de Implante de Silicone nas panturrilhas tem sua indicação principal nos casos de pouco volume nas panturrilhas, principalmente na parte medial, de modo que quando o paciente fica em pé, tem-se a impressão de que suas pernas não finas e muito afastadas. Mais recentemente, tem-se indicado também a colocação de uma segunda prótese de silicone, na parte médio-lateral da panturrilha, suprindo o volume naqueles casos em que se necessita de um volume maior, ou onde a estética ficaria melhor com a segunda prótese.
Sequelas de Traumas, Acidentes ou Queimaduras
Outra situação onde se indica adequadamente o uso de prótese de silicone nas panturrilhas é quando houve uma perda de tecido (perda de substância) em uma panturrilha (ou em ambas), causando uma assimetria ou deformidade que teria um grande benefício com o aumento de volume com o silicone.
Poliomielite – Paralisia Infantil
É uma doença causada por infecção viral, altamente contagiosa, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total. Afeta principalmente crianças abaixo de cinco anos, normalmente deixando paralisia parcial ou total nos membros inferiores, e não há cura. Felizmente, pode ser previnida pela vacina, que dura a vida toda. Em 1989, foi registrado o último caso de paralisia infantil no Brasil. Prótese de silicone nas panturrilhas pode ajudar aos pacientes a melhorar assimetria ou dar mais volume ao(s) membro(s) acometido(s).
Espinha Bífida
Trata-se de um defeito da crista neural que compromete o desenvolvimento completo do sistema nervoso, incluindo cérebro, medula espinhal e estruturas teciduais protetoras. É um defeito genético congênito, que frequentemente afeta a mobilidade, podendo haver a necessidade do auxílio de muletas e órteses. Implantes de panturrilhas pode ajudar pacientes que possuem uma panturrilha mais fina ou menor que a outra – devido à lesão nervosa – e pode melhorar o aspecto dos membros inferiores, equilibrando a assimetria.
Pé Torto Congênito – Pé Equinovaro
O pé torto congênito é um defeito apresentado ao nascimento, que afeta as regiões do pé e tornozelo, sendo que no pé equinovaro o calcanhar e dedos podem estar virados para dentro. Ocorre mais em meninos – 66%, e pode ser tratado com engessamento seriado, que alonga a região encurtada lentamente até sua posição normal. Algumas vezes, essa condição pode afetar o desenvolvimento dos músculos da panturrilha, causando assimetria, que pode ser tratada com o uso de implante de panturrilha.
A Cirurgia de Prótese Silicone na Panturrilha
A cirurgia de prótese de panturrilha é realizada sob anestesia peridural e sedação no centro cirúrgico, em um procedimento simples e rápido (normalmente a cirurgia plástica das panturrilhas com silicone dura em torno de 50 minutos). A cirurgia se inicia com uma pequena incisão atrás dos joelhos, normalmente “quebrada” em ziguezague para permitir uma melhor cicatrização. Ao final da recuperação, o ziguezague fica praticamente retilíneo. Em seguida, cria-se o espaço subfascial, junto aos músculos da panturrilha. Pela pequena incisão são introduzidos os implantes de silicone, um a dois de cada lado , e a cicatriz é fechada com pontos internos absorvíveis e por fora com cola de cianoacrilato (que permite um melhor resultado estético das cicatrizes). Como cada implante de silicone fica situado profundamente, no meio do músculo da região da panturrilha (batata da perna), o contorno da perna passa a ter uma aparência jovem e natural.
Cuidados pós-operatórios da Cirurgia Plástica das Panturrilhas
Recomendamos afastamento das atividades físicas, como academia pelo periodo de um mês. Pode-se caminhar naturalmente, mas deve-se evitar fazer longas caminhadas ou correr. Após um mês da cirurgia já se podem realizar caminhadas como esporte e, após dois meses, corrida. Academia com peso nos braços e coxas pode ser feita com um mês, mas para as panturrilhas, somente após o segundo mês. Como a cirurgia é realizada com cola de cianoacrilato, dispensa-se a retirada de pontos e a cola que não cair em três semanas é descolada em consultório. A alimentação é livre, sem restrições e recomenta-se dormir de barriga para baixo ou de lado durante o primeiro mês após a cirurgia plástica de prótese de silicone nas panturrilhas.
P:QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R:Não existem pontos externos. Utilizamos uma cola cirúrgica importada(PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos.
A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam. Tem como características principais:
Facilidade de aplicação;
Reduz o tempo da cirurgia;
Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
Sua retirada, quando necessária, é praticamente indolor.
Comments are closed.