Aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration), em 2006, os implantes de silicone são conchas de elastômero de silicone preenchidos com gel de silicone. Não há evidências significativas de que os implantes de prótese de silicone aumentam o risco de câncer de mama, distúrbios do tecido conjuntivo ou doença autoimune. Os implantes possuem uma variedade de formas, texturas e perfis. Podem ser redondos ou anatômicos e ter superfície lisa ou texturizada. O perfil de um implante mamário pode ser padrão, moderado ou alto. Finalmente, variam de tamanho ou volume. O tipo, estilo e tamanho dos implantes escolhidos são determinados pelo seu estilo de vida, contorno corporal, quantidade de tecido mamário e tamanho e aparência desejados. Converse com seu médico sobre o tipo de implante mamário ideal a você.
O que dá Forma à Mama?
A mama é formada por glândulas e ductos, cercados por tecido gorduroso que dá a ela sua forma e leveza. A elasticidade da pele também contribui para seu formato. Certos fatores, como idade e gravidez, podem afetar a elasticidade da pele e do tecido mamário, o que muda sua forma e aparência. As próteses mamárias podem ser colocadas em dois locais diferentes: sub-muscular e sub-glandular. Na sub-muscular, o implante é colocado parcial ou totalmente abaixo do músculo peitoral, contra a parede torácica. Na colocação sub-glandular, a prótese é posicionada abaixo do tecido mamário e acima do músculo peitoral. O cirurgião pode ajudá-la a determinar o tipo mais adequado.
A partir de que idade posso fazer a cirurgia?
Normalmente, de 3 a 4 anos após da menarca (primeira menstruação).
Qual a diferença entre Prótese e Implante?
Em termos gerais, a Prótese é um objeto usado para substituição de um membro, na sua totalidade ou em parte, por uma peça artificial, quando ocorre a extração ou amputação do mesmo. Por exemplo: uma pessoa sofre um trauma que acarreta perda de uma de suas mãos. Uma das alternativas é utilizar uma prótese de mão, feita de material sintético que pode ter, inclusive, movimentos estimulados pelos músculos que restaram no coto da amputação. Dessa forma, uma Prótese de Mama, seria, na realidade, um material sintético que seria semelhante à outra mama e teria função de cobrir a sequela de um trauma.
Por outro lado, o Implante é o objeto acrescentado ou introduzido em alguma região do corpo. No caso do Implante de Silicone nas Mamas, por exemplo, o que se acrescenta é o volume, pois a mama já existe, obtendo então somente um volume maior.
Portanto, o termo correto a ser usado quando tratamos da Cirurgia Plástica de Mamoplastia de Aumento é: Implante de Silicone e não Prótese de Silicone. Porém o uso do termo ‘Prótese de Silicone’ para se referir à Cirurgia de Mamoplastia de Aumento ou de Implantes de Silicone se popularizou. Atualmente, principalmente pessoas da área médica utilizam o termo Implante de Silicone para se referir a cirurgia de silicone.
O que é um gel de “alta coesividade”(presente nos melhores implantes atualmente) ?
A coesividade é a palavra que significa união, fazendo com que as moléculas do silicone em gel se mantenham ligadas umas as outras, não permitindo que o gel escorra, caso a prótese silicone se rompa. Coesividade no caso dos géis, foi utilizada para explicar que o gel não é líquido e em caso de rompimento da bolsa não irá vazar ou migrar para outras regiões no corpo.
Um engano comum é dizer que coesividade é sinônimo de rígidez, porém, um silicone em gel para ser de alta coesividade não é, necessariamente, duro.
Diferentes Marcas de Prótese de Silicone
Como já foi mencionado, Dr. Lemos utiliza na maioria das vezes prótese de silicone da Silimed com revestimento de poliuretano (tecnologia nacional e considerada a melhor do mundo pelo Comitê Europeu de Prótese de Silicone). Entretanto, vamos listar aqui as diversas marcas de implantes de silicone para que você tenha conhecimento :
Arion – França http://www.laboratoires-arion.com/en/nos-produits.php
Eurosilicone – França http://www.eurosilicone.com/
Silimed – Brasil http://www.silimedbrasil.com.br/brasil/
Mentor – Estados Unidos http://www.mentorcorp.com/global-pt/
Natrelle – Estados Unidos www.natrelle.com.br
Perthese–França http://perthese.com.br/SITE_PERTHESE/implante_mamario.aspx
I.S.D. – China- http://isdimplants.com/product.html
Lifesil – Brasil http://lifesil.com/linhaimplantemama.php
Polytech -Alemanha-http://polytechbrasil.com.br/produtos/implantes-mamarios/
Sebbin – França- http://www.sebbin.com/en/women.html
BELLAGEL -Koreia-http://www.bellagel.net/kr/about/breast_implant.asp
Implantes texturizados ou de Poliuretano?
Implantes com espuma de poliuretano é capaz de manter a forma com índice mínimo de retração. Comprovadamente a melhor solução na prevenção de contratura capsular.A vantagem do poliuretano é a garantia da manutenção da forma do implante ao longo do tempo, com menores índices de contratura capsular, considerada estatisticamente a complicação mais recorrente nos implantes mamários de silicone. Estudos dizem que a incidência de contratura capsular em implantes lisos chega aos 50%, em texturizados se encontra em torno de 8% a 10%, enquanto nos implantes de poliuretano representam apenas 1% em cirurgias estéticas e 4% em reparadoras.
Explicação sobre perfil, forma e tamanho dos implantes de silicone
Tamanho:
No momento de escolher o tamanho dos implantes, a opinião do cirurgião é particularmente especial. Ele pode ajudar a escolher o tamanho idealmente proporcional ao resto do corpo. Os cirurgiões costumam recomendar alguns tamanhos de implantes após obter um panorama geral baseado na análise das características dos seios da paciente (largura e formato dos seios, tamanho da caixa torácica e elasticidade da pele), bem como também após avaliar outras características visuais do corpo. Por exemplo: Mulheres mais altas, assim como aquelas mulheres com quadris mais largos alcançam melhor aparência com implantes maiores.
Primeiramente,durante a consulta, é muito comum a dúvida sobre o tamanho da Prótese Silicone a ser colocada. Como ter certeza? cabe à paciente explicar com detalhes de como imagina e como gostaria que ficasse, sendo clara quanto ao resultado que deseja atingir. Existem vários tamanhos de Prótese Silicone, sendo que alguns tamanhos combinam melhor com cada anatomia. Assim, a informação mais importante a ser transmitida para o cirurgião plástico, é se o resultado desejado consiste em mamas mais aparentes ou mamas menores e mais naturais, sem deixar de serem proporcionais.Em seguida, o cirurgião irá avaliar a anatomia da paciente, a largura de seu tórax, sua estatura e peso, a largura da base da mama, o tamanho das aréolas, a quantidade de pele e a espessura da derme, além da quantidade de glândula mamária que irá cobrir a Prótese Silicone.Para que o resultado não seja de “implant looks”,que são mamas com implantes evidentes. A variedade de formas (base, perfil e projeção) traz uma grande possibilidade de acerto na escolha do melhor implante para cada paciente. Daí o nome BioDesign, uma linha que ajuda o cirurgião a planejar e desenvolver um resultado sob medida para o biotipo das pacientes.
A Linha de próteses de mama BioDesign apresenta como novidade uma variedade de formatos de bases e de perfis, além de quatro diferentes projeções para cada modelo. Isso propicia uma maior possibilidade de acerto na escolha do implante para as pacientes e também ajuda o cirurgião a planejar e a obter um melhor resultado. Por apresentar próteses mamárias de que se adéquam ao biótipo de cada paciente foi denominado a linha com o nome de “BioDesign”. As próteses de silicone possuem ainda base plana e maleável para se adaptar melhor à parede torácica, e bordas finas e flexíveis, que são menos sensíveis ao toque e deixam os implantes menos marcados.
Perfil do implante:
Os implantes redondos possuem sempre a mesma largura, porém eles variam em quatro diferentes alturas (perfil extra alto,alto, médio e baixo). Quanto maior o perfil, maior a projeção dos seios para frente. Os implantes de perfil alto servem para dar maior plenitude na parte superior dos seios, porém em alguns casos, os implantes de perfil alto podem se tornar aparentes e resultar em uma aparência menos natural.
Forma do Implante:
Os implantes são de cinco formas diferentes.
MAXIMUM – O implante para o seio Maximum apresenta base redonda, perfil esférico e pólo médio.
ADVANCE- O formato cônico,com bordas finas e base estreita,permite uma curva suave, sem formas “degraus”.
NUANCE- A prótese Nuance possui base oval, perfil anatômico e pólo inferior.
NATURAL – Os silicones para mama no modelo Natural possuem base redonda, perfil gota e pólo médio
ENHANCE-A prótese para o seio no modelo Enhance possui base oval, perfil anatômico e pólo superior para o seio.
Local da cicatriz nos seios
Existem seis locais distintos para se realizar a incisão da cirurgia plástica de prótese de silicone nos seios. São elas:
Periareolar Inferior (ou Incisão de Webster): é a incisão localizada na borda inferior da aréola, acompanhando seu formato, em meia-lua. Não interfere na sensibilidade das aréolas da mesma forma que através da Incisão no Sulco Inframamário, pois quem determina a sensibilidade é o quarto nervo intercostal e não a via de acesso. Nos casos em que a paciente sabidamente tem uma tendência a cicatrizes hipertróficas ou quelóides, a Incisão Periareolar Inferior (ou Incisão de Webster) é a de escolha por produzir os melhores resultados;
Sulco Inframamário: esta incisão tem como vantagem não deixar cicatrizes nas aréolas, mas o seu resultado estético pode ser bom ou não, dependendo muito do organismo da paciente, que pode ter uma tendência a fazer uma cicatriz hipertrófica. Quando resultar em uma cicatriz inestética, o seu tratamento pode se tornar difícil;
Vertical: a Incisão Vertical vai desde a borda inferior da aréola até o sulco inframamário. É somente utilizada nos casos de Cirurgia Plástica de Mastopexia ou de Mamoplastia Redutora com Prótese de Silicone, por fornecer abertura maior para colocação do implante;
Transareolopapilar (Técnica Pitanguy): este procedimento é realizado através de uma incisão horizontal que divide a aréola e o mamilo (papila) ao meio. Técnica esta que foi desenvolvida pelo professor Ivo Pitanguy com o objetivo de não lesionar os ductos lactíferos mamários, porém, resulta em uma cicatriz horizontal que pode chamar atenção em mamas com aréolas escuras. No caso de uma necessidade posterior de Mastopexia ou Mamoplastia Redutora, a mama operada teria, além das cicatrizes exigidas pela Mamoplastia, também essa cicatriz horizontal que poderia ter sido evitada se a técnica de escolha tivesse sido a Periareolar Inferior;
Axilar: esta incisão é realizada na axila, seguida de um descolamento do músculo peitoral maior. Tem as seguintes desvantagens: é uma incisão longe da área de colocação da prótese deixando a paciente mais vulnerável quanto ao risco de hemorragias e de posicionamento assimétrico das próteses. A cicatriz na axila – por ser uma região de dobras – costuma ter um resultado inestético e aparecer quando a paciente levanta os braços, exigindo ainda a Cirurgia de Prótese de Silicone com Incisão Axilar um tempo maior para sua realização em comparação aos outros tipos de Incisões por requerer endoscopia para visualizar as estruturas. Por fim, está comprovado que a axila, por ser uma região potencialmente contaminada, fica suscetível a infecções;
Umbilical (técnica de TUBA): a incisão T.U.B.A. (transumbilical breast augmentation – aumento de mama trans-umbilical) ou incisão no umbigo é feita na margem do umbigo. Após feita a incisão, com a ajuda de um o endoscópio, cria-se um caminho, como se fosse um túnel, através da gordura subcutânea por todo o caminho até a mama. O implante inflável, ainda murcho, é enrolado e puxado através do túnel até o local. Feito isso, o implante inflável é preenchido com soro fisiológico (solução salina) e posicionado corretamente, finalizando então, o médico, com a sutura. Este tipo de incisão é muito rara aqui no Brasil, sendo bastante utilizada nos Estados Unidos. Desvantavens dessa técnica, o procedimento exige implantes infláveis, não sendo possível utilizar-se de Prótese de Silicone gel de alta coesividade; na TUBA, os Implantes de Silicone só conseguem ser posicionados atrás do músculo peitoral; e por fim, no caso de complicações, a incisão umbilical não permite ser reutilizada, ou seja, o cirurgião plastico deverá fazer nova incisão para trabalhar com os implantes.
Posição do Implante anterior ou posterior ao Músculo Peitoral?
Um dos pontos a ser esclarecido durante a consulta médica para realizar a Cirurgia de Prótese Silicone é onde vai ficar o Implante Mamário. Existem duas possibilidades: colocar a Prótese de Silicone na frente do músculo peitoral ou atrás do músculo peitoral, também conhecidos por implantes mamários retroglandular e retromuscular, respectivamente.
Usualmente, Dr. Lemos prefere colocar a prótese silicone na frente do músculo peitoral maior, ficando esta atrás da glândula mamária, por apresentar um resultado com maior projeção, com menor dor e complicações no pós-operatório.
Em raros casos selecionados, a opção pela prótese silicone retromuscular, ou seja, atrás do músculo, acaba sendo a melhor, como, por exemplo, quando proporciona um contorno mais natural em pacientes muito magras e com pouca glândula mamária para cobrir a Prótese de Silicone.
Eventualmente, em algumas pacientes, o músculo peitoral pode começar a se projetar anteriormente já em seu terço superior após a colocação da prótese de silicone. Dessa forma, a colocação da Prótese de Silicone retromuscular, faz com que se tenha impressão de que o inicio da mama é muito alto, resultando em um aspecto artificial e é esse um dos motivos pelos quais Dr. Lemos prefere o espaço retroglandular, em frente ao músculo peitoral maior.
Outro ponto contrário à prótese silicone retromuscular é que o músculo peitoral só consegue cobrir os dois terços súpero-mediais da prótese silicone e a parte descoberta fica ínfero-lateralmente. Em alguns casos quando a paciente realiza esforço, principalmente, de abdução ou de apertar a cintura, a borda inferior do músculo peitoral pode realizar uma divisão na protese de silicone, causando o chamado “sinal da dupla bolha” que pode ser visível nas pacientes magras, com pouca glândula, que tem como essa técnica a principal indicação.Para se evitar isso realizamos a tecnica conhecida como “Dual Plane”, o procedimento permite que a prótese fique praticamente imperceptível ao toque, conferindo um aspecto natural às mamas, principalmente nas pacientes com pouca mama.Esta tecnica promove uma melhor cobertura da prótese mamária ao colocá-la parcialmente sobre o músculo peitoral e a porção inferior da glândula do seio, a técnica oferece, ainda, um pós-operatório menos dolorido do que o implante submuscular que altera a anatomia do músculo Peitoral maior. O resultado da tecnica é um aspecto visivelmente mais harmônico e natural, evitando que a mama fique com aquele estigma comum de “prótese de silicone”.
P:QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R:Não existem pontos externos ,Dr. Lima utiliza uma cola cirúrgica importada(PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos.
A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam. Tem como características principais:
Facilidade de aplicação;
Reduz o tempo da cirurgia;
Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
Sua retirada, quando necessária, é praticamente indolor.
Comments are closed.