O que é a Ninfoplastia ou Labioplastia?
A ninfoplastia ou labioplastia é a cirurgia íntima de redução dos pequenos lábios vaginais. Com maior frequência do que se imagina, algumas mulheres passam por constrangimentos diários, não só consigo mesmas, mas também com seu parceiro, por terem seus genitais adquirido formas e tamanhos inestéticos por diversos fatores. Quando passa pela puberdade, a mulher pode ter um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios vaginais, que podem adquirir um tamanho desproporcional, por vezes tornando-se maiores que os grandes lábios, podendo causar dor, desconforto físico e também estético, que pode ser corrigido com a cirurgia plástica de ninfoplastia .
Técnicas Disponíveis de Ninfoplastia
Existem, basicamente, três técnicas principais de redução dos pequenos lábios pela ninfoplastia :
- Ressecção Longitudinal
- Ressecção em Cunha
- Laser
Ressecção Longitudinal
Essa técnica de ninfoplastia consiste na retirada de pele ao longo de toda a extensão dos pequenos lábios vaginais. Isso faz com que os pequenos lábios vaginais tenham seu comprimento corrigido em toda sua extensão. Dessa forma, pode-se nivelar os pequenos lábios vaginais com os grandes lábios vaginais, dando um aspecto bem mais estético e atraente à região íntima feminina, diminuindo eventual dor, desconforto físico ou estético que possa existir. Nessa técnica, desenha-se o excesso de pele em toda a extensão dos pequenos lábios vaginais, desde próximo ao clitóris até a parte mais posterior onde haja excesso, podendo chegar próximo à parede posterior da vagina, em algumas pacientes, mas na maioria dos casos o excesso termina um pouco antes. O excesso de pele é retirado, com uma sutura absorvível em toda a extensão dos pequenos lábios. É a técnica de escolha pelo Dr. Lemos pelos excelentes resultados obtidos e praticamente sem complicações. A ressecção longitudinal exige um pouco mais de sensibilidade do cirurgião plástico, que deve ser detalhista para que ambos os lábios vaginais fiquem simétricos e nivelados, porém os resultados são os melhores, quando a técnica é bem executada.
Ressecção em Cunha
Trata-se de uma técnica de execução mais simples e que exige menos do cirurgião plástico, porém os resultados são um pouco inferiores à técnica longitudinal. Na ressecção em cunha, desenha-se uma cunha (tipo pedaço de pizza) em cada pequeno lábio, compreendendo a área de maior excesso de pele. retira-se todo o tecido e a sutura é também realizada com fios absorvíveis, ficando de forma transversal em relação aos lábios vaginais. Dr. Lemos não realiza essa técnica por dois motivos: não trata o excesso em toda a extensão e a sutura pode causar uma pequena retração (uma depressão) onde ela é realizada. Para evitar isso, alguns cirurgiões utilizam alguns retalhos (tipo zetaplastia) para quebrar a cicatriz e permitir uma recuperação uniforme.
Laser
O laser tem sido cada vez mais utilizado na medicina e alguns cirurgiões encontraram seu uso na ninfoplastia. O laser é disparado nos pequenos lábios, causando retração dos pequenos lábios e melhora do aspecto estético. Dr. Lemos não realiza a cirurgia plástica de ninfoplastia com laser por alguns motivos: o resultado pode ser às vezes imprevisível, podendo deixar tecido em excesso ainda, ou realizar uma retração exagerada, além do pós-laser ser bem mais dolorido que o pós-operatório convencional. Outra complicação comum relacionada ao laser nessa cirurgia é a alteração na pigmentação (cor) dos pequenos lábios vaginais.
O procedimento da Ninfoplastia – técnica de Ressecção Longitudinal
A cirurgia plástica de redução de um ou de ambos pequenos lábios vaginais, ninfoplastia, é realizada de forma rápida e simples, com a paciente sedada e sob anestesia local em um centro cirúrgico, tendo esta cirurgia plástica íntima a duração aproximada de 40 minutos. A paciente que realiza a cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios não precisa ficar internada e recebe alta no mesmo dia da operação, depois de 2 horas do término da cirurgia plástica. A cirurgia plástica é realizada com uma retirada do excesso de tecido no sentido longitudinal, fazendo com que os pequenos lábios, após a cirurgia plástica, estejam praticamente nivelados com os grandes lábios. Os pontos nessa cirurgia plástica são absorvíveis e não necessitam ser retirados, podendo a paciente voltar às atividades laborativas em três dias e atividades físicas em cerca de três semanas.
Além disso, quando há indicação por parte do cirurgião plástico, a cirurgia plástica de ninfoplastia pode ser associada a outros procedimentos de cirurgia plástica íntima (região da genitália), como a cirurgia plástica de lipoaspiração pubiana, devido ao excesso de gordura no Monte de Vênus da paciente que o torna volumoso; cirurgia plástica redução dos grandes lábios quando muito espessos e volumosos; cirurgia plástica de enxerto de gordura da própria paciente nos grandes lábios, para melhorar a flacidez em mulheres com idade mais avançada, entre outros.
Tanto a recuperação da cirurgia plástica ninfoplastia quanto de qualquer outra cirurgia plástica realizada na região genital feminina é bastante tranquila e não exige a retirada de pontos, que caem espontaneamente em algumas semanas. Após a cirurgia plástica de ninfoplastia, Dr. Lemos recomenda o uso de sulfadiazina de prata a 1% no local para proteger a área submetida à cirurgia plástica de alguns microrganismos. Cerca de 2 meses depois de realizada a cirurgia plástica de ninfoplastia , o resultado final já está 90% visível.
Lipoaspiração Pubiana
Muitas mulheres apresentam um excesso de gordura na região pubiana, que é popularmente conhecido como “capô de fusca”. Dr. Lemos realiza a cirurgia plástica de lipoaspiração pubiana sob anestesia local e sedação (hidrolipo pubiana) a fim de se realizar a retirada do excesso de gordura que tanto incomoda quando se coloca calcinha, biquíni ou calça de lycra.
O procedimento é realizado no centro cirúrgico, de modo tranquilo em que a paciente não permanece acordada durante a cirurgia por causa da sedação. São realizados dois orifícios (um de cada lado, na região inguinal), por onde se introduz a anestesia local e as cânulas finas de lipoaspiração. Da mesma forma que no homem, o procedimento não interfere com a sensibilidade dos órgãos genitais e nem com o prazer sexual após a recuperação.
A quantidade retirada de gordura pode variar de 100ml, nos casos mais brandos a 1000ml nos casos onde há um excesso muito grande de gordura na região pubiana. Em média, retira-se de 200 a 300ml de gordura na lipoaspiração pubiana.
Indica-se a drenagem linfática para ser iniciada no quinto dia após a cirurgia, seguida da endermologia, para tornar a cicatrização daquela região macia e natural, sem fibroses ou aderências.
A cirurgia plástica de lipoaspiração pubiana pode ser realizada em conjunto com outras cirurgias íntimas, como ninfoplastia ou enxerto de gordura nos lábios vaginais, como complemento de uma lipoaspiração de abdômen flancos e dorso, ou ao final de uma abdominoplastia.
P:QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R:Não existem pontos externos ,Dr. Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada(PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos.
A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam. Tem como características principais:
Facilidade de aplicação;
Reduz o tempo da cirurgia;
Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
Sua retirada, quando necessária, é praticamente indolor.
Comments are closed.